Eleições 2022

Saiba as propostas do candidato Cyro Garcia, do PSTU

Candidato do PSTU teve 3% na pesquisa Ipec de 20 de setembro

Pré-candidato do PSTU, por meio do Polo Socialista Revolucionário, defende fim de operações e fim do vestibular
Pré-candidato do PSTU, por meio do Polo Socialista Revolucionário, defende fim de operações e fim do vestibular |  Foto: Assista!
 

Cyro Garcia, candidato pelo PSTU ao governo do estado do Rio, falou ao ENFOCO sobre a intenção de acabar com operações policiais nas favelas e o direito de autodefesa de trabalhadores, por meio de organizações de classe.

Integrante do Polo Socialista e Revolucionário, o político confidencia ser a favor do fim do vestibular. Também propõe estatização dos hospitais privados. Na questão do transporte, defende a restatização de todas as empresas detentoras. 

Sobre políticas de segurança, Cyro diz que pretende descriminalizar as drogas. Um plano de obras públicas "para realizar o necessário", como disse em entrevista, está na mira do pré-candidato. 

Cyro aponta o desemprego como um setor deficiente do Estado do Rio. E conjectura mudança de cenário através do pacote de ações.

Garcia tem 67 anos e é formado em Direito. Ele atua na política desde a década de 1970, militando no movimento sindical e socialista. 

Em 2020, tentou pela quinta vez assumir a tarefa de defender o programa do PSTU como candidato majoritário nas eleições municipais, tendo concorrido a prefeito anteriormente em 1996, 2000, 2012 e 2016. 

Ele é bancário aposentado e professor universitário. Exerceu o mandato de deputado federal por 10 meses em 1993, como suplente de Jamil Haddad. O candidato teve 3% na pesquisa Ipec de 20 de setembro.

Entrevista

- O estado do Rio vem sofrendo com escândalos envolvendo a administração, tendo ex-governadores presos e outro derrotado por força de impeachment. Por que o eleitor deve confiar o voto ao senhor?

  

 - Como Cyro Garcia descreve o cenário político atual do Rio de Janeiro?

     

Casos de feminicídio, estupros, mortes excessivas por decorrência de intervenção policial, são alarmantes no Estado. Qual é a solução para uma política de segurança pública eficaz?

  

     Como Cyro Garcia avalia os demais adversários nesta corrida eleitoral ao Governo do Estado?

  

- Em um possível cenário de 2º turno, cogita aceitar aliança? Qual o será o critério?

  

- O que Cyro Garcia avalia como principal problema no Estado do Rio? Diga uma proposta para resolver.

  
< Messi fala sobre parceria com Neymar: 'Nos conhecemos de cor' Polícia Federal indicia policiais pela morte de Genivaldo <